SOE

SOE – Serviço de Orientação Educacional

A proposta do Serviço de Orientação Educacional (SOE) é atender às necessidades dos estudantes através do estabelecimento de um vínculo de confiança, ajudando no desenvolvimento da autonomia e amadurecimento como ser humano integral, acompanhando o processo de aprendizagem e apoiando os professores para o êxito do processo educativo.

O SOE é um espaço de acolhimento, escuta, atendimento, orientação e acompanhamento dos processos educacionais. Assim, lidamos com possibilidades e limites, sempre buscando preparar nosso aluno para a vida, dando oportunidade a situações de protagonismo com a tomada de decisão. Entendemos que, além dos conhecimentos de que o aluno se apropria, os valores éticos, de convivência social e espiritual são fundamentais e também precisam ser desenvolvidos.

Desde o início do ano, a adaptação ao ambiente escolar, a integração, a aquisição da aprendizagem e o convívio dos alunos para o exercício da cidadania são propostas que o SOE, Coordenação Pedagógica e Corpo Docente, desenvolvem de forma conjunta com as crianças, para a construção dos saberes cognitivos, sociais e emocionais.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo, é um dos grandes desafios dos profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

O SOE, nesse sentido, participa ativamente junto com a Coordenação Pedagógica e com o grupo de professores (as) do processo educativo, visando ao desenvolvimento integral dos alunos.

As atividades do Serviço de Orientação Educacional contemplam também as famílias, já que a família é um elemento que interfere primordialmente na educação dos indivíduos. Deste modo, ela deve ser um agente de cooperação para a concretização dos projetos da ação educativa.

Para atender os seus objetivos, o SOE operacionaliza sua ação:

–   Acolhendo todos os alunos, especialmente os novos;

–  Atendendo, diariamente, os alunos para obter informações individuais ou de grupo, fazendo intervenções nas turmas e, assim, orientando as relações;

–  Comunicando às famílias as questões da vida escolar do aluno, baseando-se em dados colhidos dos professores e das observações realizadas, sempre que necessário;

–  Acompanhando e encaminhando individualmente alunos que apresentem dificuldades (emocionais, cognitivas, etc);

–  Contando com profissionais que prestam atendimento aos alunos para traçar estratégias de atuação para o crescimento dos mesmos em relação às suas especificidades;

–  Coordenando o processo de passagem das turmas de modo geral e, em particular, das turmas de Educação Infantil para o 1º ano e do 5º ano para o 6º ano;

–  Entrevistando, permanentemente, pais de alunos novos para exposição da Filosofia e Proposta Pedagógica da instituição, bem como, para conhecimento do aluno como um todo e suas especificidades;

–  Planejando palestras para pais, professores e alunos com vistas à reflexão crítica das temáticas sociais e pedagógicas.

–  Analisando o desempenho dos alunos durante o ano letivo antes e após as avaliações parciais e finais;

–  Coordenando os Conselhos de Classe Bimestrais.

Endereço

Largo da Penha, 19
Penha - Rio de Janeiro

Telefones:
(21) 3887-5155 / 3219-6262
E-mail: faleconosco@cnspenha.com.br