Informações

Educação Infantil 

                        Objetivos da Educação Infantil no CNSP

Embasado na fundamentação desse segmento, na finalidade da Educação Infantil e nas características da clientela, a INSTITUIÇÃO define seus objetivos para o ensino na Educação Infantil, oferecendo oportunidades à criança visando:

1) Desenvolver o seu potencial físico-motor, sua coordenação motora e psicomotora, o domínio e potencialização de seu corpo;

2) Ampliar suas experiências e vivências integradoras;

3) Arquitetar meios para que a criança entenda o mundo em que vive, em seus aspectos culturais e sociais, de forma crítica e transformadora;

4) Criar condições onde a criança possa vivenciar o desenvolvimento de habilidades de interação, participação, convivência;

5) Desenvolver atividades potencializadoras para a leitura e escrita.

A proposta pedagógica da INSTITUIÇÃO leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Deliberação nº. 1/99 do Conselho Nacional de Educação.

O homem é o sujeito do seu próprio desenvolvimento, construtor da história e da sociedade em que vive. Como ser social, ele necessita da interação com o meio físico e social para atingir a sua plena dimensão humana. O processo de interação homem-mundo, sujeito-objeto torna-se imprescindível para que esse ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua práxis.

Com a Abordagem Crítico-Social dos Conteúdos, o homem chega a ser sujeito por meio da reflexão sobre o seu ambiente. Só existem homens concretos, situados no tempo e no espaço, inseridos no contexto socioeconômico, cultural, político, enfim, no contexto histórico.

O homem é sujeito da sua própria educação: toda ação educativa deverá promover o próprio indivíduo e não ser instrumento de ajuste deste à sociedade.

Por essa abordagem, a escola é vista como um espaço favorável, em que todos os membros da sociedade podem convergir ou em que podem conflitar seus diferentes valores dentro dos princípios democráticos. O homem cria a cultura à medida que enfrenta a sua condição de vida, que reflete sobre ela e dá respostas sobre os desafios que encontra.

Desta forma, confirma-se o compromisso da INSTITUIÇÃO com a construção da cidadania voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva. Do ponto de vista pedagógico, é fundamental que a alfabetização seja adequadamente trabalhada nessa faixa etária. Considerando-se que, esse processo não se inicia somente aos seis ou sete anos de idade, pois, em vários casos, inicia-se bem antes, fato bastante relacionado à presença e ao uso da língua escrita no ambiente da criança.

HORÁRIOS

Ed.

Infantil

Feira

Feira

Feira

Feira

Feira

 1º Tempo

2º Tempo

Ed. Física(PII)

Ed. Física(Maternal)

Religião (PI)

Informática(Pré-II)

Inglês (Maternal)

Religião(Pré-I)

3º Tempo

Ed. Física(Pré-I)

Ed. Física(Pré-II)

Religião(Maternal)

4º Tempo

Inglês(PI)

5º Tempo

Informática(Pré-I)

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Horário de entrada e saída

 Horário da Manhã

1º Tempo – 7:00h às 7:50h
2º Tempo – 7:50h às 8:40h
3º Tempo – 8:40h às 9:30h
Recreio – 9:30h  às 9:50h
4º Tempo – 9:50h às 10:40h
5º Tempo – 10:40h às 11:30h

Aulas Extras:
Terça – Feira: Inglês e Educação Física
Quinta – Feira: Religião
Quinta – Feira: A aprtir do Jardim I – Informática Educacional
Ballet 3ª e5ª de 17:30 às 18:30
Futsal 3ª e 5ª 17:30 às 18:30
Sexta – Feira: Jardim III – Informática Educacional

Endereço

Largo da Penha, 19
Penha - Rio de Janeiro

Telefones:
(21) 3887-5155 / 3219-6262
E-mail: faleconosco@cnspenha.com.br