Informações

Ensino Fundamental

Considerando as transitoriedades sociais anteriormente sinalizadas, entendemos que o processo ensino/aprendizagem deve sustentar-se nos princípios da interdisciplinaridade, na medida e em que entendemos que a construção da aprendizagem deve fomentar-se de forma relacional, contextualizada (perspectiva dialógica entre conhecimento científico e fatos sociais).

Caminhamos, assim, informados pela possibilidade de contribuir na formação de seres sociais responsáveis pela produção de sua história.

O Currículo do Ensino Fundamental, organizado em séries anuais, obedecendo-se à legislação vigente, está constituído de uma base comum e de uma parte diversificada.
A Base Comum abrange o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o Conhecimento do Mundo Físico e Natural e da realidade Social e Política, especialmente no Brasil, observadas as seguintes diretrizes:

– A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
– Consideração das condições de escolaridade dos educandos;
– Orientação para o trabalho;
– Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

O ensino da arte  como componentes obrigatórios estão fixados do 6º ao 9º ano, permeando atividades e vivências artísticas de todo o ensino fundamental, promovendo, assim, o desenvolvimento cultural dos educandos e proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento de potencialidades artísticas, além do despertar da sensibilidade para o belo.

A Educação Física integra esta proposta pedagógica com a visão de desenvolvimento do corpo, preocupação com a saúde, resgatando o Mente sã em Corpo são.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da INSTITUIÇÃO privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização. O Ensino Fundamental foca-se em estar comprometido com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição Federal, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

1) Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas de igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
2) Participação como elemento fundamental à democracia;
3) Corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo;
4)A inclusão de temas socioculturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental e que se caracterizam por: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental, favorecimento na compreensão da realidade social, na forma de:

1)Ética, diversidade cultural, meio-ambiente, saúde;
2) Trabalho e consumo.

HORÁRIOS

Horário de Entrada e Saída dos Alunos

HORÁRIO DAS TURMAS 6° AO 9° ANO.

 1° TEMPO

 7:00 ÀS 7:50

  2° TEMPO

 7:50 ÀS 8:40

  3° TEMPO

 8:40 ÀS 9:30

  4° TEMPO

 9:50 ÀS 10:40

  5° TEMPO

 10:40 ÀS 11:30

  6° TEMPO

 11:30 Às 12:20

 

Endereço

Largo da Penha, 19
Penha - Rio de Janeiro

Telefones:
(21) 3887-5155 / 3219-6262
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